Salas Sensoriais
Mr Paulo Henrique 🟦🟥🟨🟩 Autismo
Mr Paulo Henrique 🟦🟥🟨🟩 Autismo
A Lei Brasileira de Inclusão (ou Estatuto da Pessoa com Deficiência), é a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Essa lei reforça os direitos das pessoas com deficiência, incluindo a obrigatoriedade das escolas se adaptarem, garantindo salas de recursos multifuncionais para atender às necessidades específicas de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências. Isso é fundamental para promover a inclusão e o desenvolvimento desses alunos. Ela estabelece que as escolas não podem negar matrículas a alunos com TEA e que devem oferecer um atendimento personalizado. Além disso, a lei prevê a formação específica de educadores para lidar com alunos autistas.
Projetada para crianças com transtorno do espectro autista (TEA) esta solução visa a implementação de espaços sensoriais em escolas públicas, para favorecer a formação de habilidades motoras e sociais, além de estabilizar crises de ansiedade atravéz de suporte adequado para estudantes neuroatipícos ou neurodivergentes. Essas salas podem incluir estímulos visuais, auditivos, táteis e olfativos, além de áreas acolchoadas para relaxamento.
Uma sala sensorial é composta por elementos ajustados conforme as necessidades dos alunos, garantindo um ambiente seguro e eficaz para estimulação sensorial. Entre eles temos
Iluminação especializada: Fibras ópticas, tubos de bolhas e luzes LED para estímulos visuais.
Superfícies táteis: Tapetes texturizados, almofadas sensoriais e painéis interativos.
Elementos sonoros: Música ambiente, dispositivos de som direcional e instrumentos musicais.
Materiais proprioceptivos: Balanços, bolas terapêuticas e plataformas de equilíbrio.
Aromaterapia: Difusores de óleos essenciais para estímulos olfativos.
Recursos interativos: Painéis digitais, jogos educativos e dispositivos de realidade aumentada.
Um projeto pedagógico inclusivo voltado para a educação de crianças autistas. Ele busca fortalecer a inclusão escolar e social, promovendo práticas humanizadas na escola e o fortalecimento das relações entre família e escola. O projeto também oferece materiais educativos para professores, alunos e familiares, abordando temas como competências socioemocionais, empatia e inteligência emocional. Além disso, iniciativas como essa têm sido implementadas em diversas cidades para garantir um ambiente escolar mais acessível e acolhedor.