Salas Sensoriais
Mr Paulo Henrique 🟦🟥🟨🟩 Autismo
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A Lei Brasileira de Inclusão (ou Estatuto da Pessoa com Deficiência), é a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Essa lei reforça os direitos das pessoas com deficiência, incluindo a obrigatoriedade das escolas se adaptarem, garantindo salas de recursos multifuncionais para atender às necessidades específicas de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências. Isso é fundamental para promover a inclusão e o desenvolvimento desses alunos. Ela estabelece que as escolas não podem negar matrículas a alunos com TEA e que devem oferecer um atendimento personalizado. Além disso, a lei prevê a formação específica de educadores para lidar com alunos autistas.
Projetada para estabilizar crises de ansiedade ou estimular os sentidos, uma sala sensorial é composta por de luzes, sons, texturas e aromas a sala sensorial promove o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico. Projetada para crianças com transtorno do espectro autista (TEA), esta solução visa a implementação de espaços sensoriais em escolas públicas, para favorecer a formação de habilidades motoras e sociais, além de oferecer suporte adequado para estudantes neuroatipícos ou neurodivergentes. Essas salas podem incluir estímulos visuais, auditivos, táteis e olfativos, além de áreas acolchoadas para relaxamento.
Embora pareça simples, uma sala sensorial é projetada para estimular os sentidos e promover a integração sensorial. Os principais itens de uma sala incluem:
Iluminação especializada: Fibras ópticas, tubos de bolhas e luzes LED para estímulos visuais.
Superfícies táteis: Tapetes texturizados, almofadas sensoriais e painéis interativos.
Elementos sonoros: Música ambiente, dispositivos de som direcional e instrumentos musicais.
Materiais proprioceptivos: Balanços, bolas terapêuticas e plataformas de equilíbrio.
Aromaterapia: Difusores de óleos essenciais para estímulos olfativos.
Recursos interativos: Painéis digitais, jogos educativos e dispositivos de realidade aumentada.
Esses elementos são ajustados conforme as necessidades dos alunos, garantindo um ambiente seguro e eficaz para estimulação sensorial.
Um projeto pedagógico inclusivo voltado para a educação de crianças autistas. Ele busca fortalecer a inclusão escolar e social, promovendo práticas humanizadas na escola e o fortalecimento das relações entre família e escola. O projeto também oferece materiais educativos para professores, alunos e familiares, abordando temas como competências socioemocionais, empatia e inteligência emocional. Além disso, iniciativas como essa têm sido implementadas em diversas cidades para garantir um ambiente escolar mais acessível e acolhedor.